sábado, 25 de setembro de 2010

Aquecimento de 1,3°C é inevitável, diz pesquisa.

Fonte: Folha de São Paulo do 10/09/10, pág. A16

Resumo
  A temperatura do planeta aumentará 1,3°C, até 2060, em relação ao período pré-industrial. 

Crítica
  Desde que ocorreu a Revolução industrial, o número de CO2 na Camada de Ozônio tem aumentado com um efeito devastador. Para os cientistas dos EUA, essas mudanças climáticas são reversísveis, mas é necessário cortar emissões de gás carbono nos próximos anos.
  Para resolver esse problema, alguns países aceitaram o acordo do Protocolo de Kyoto, porém os países mais ricos e poluentes, não aceitaram essas propostas devido as perdas na sua economia. Até quando nossos governantes vão opinar pela economia, ao invés de toar decisões para evitar essas catástrofes? Parece que é mais importante manter o "suado dinheiro" do povo, nos cofres públicos, do que salvar milhões de pessoas. Bem, se essa situação continuar, as cenas vistas no filme "2012", não estaram tão distantes da nossa realidade.
  A questão é: quando a economia e o meio ambiente estarão em equilíbrio?



 

3 comentários:

  1. Bom, isso parece ser bem dificil para acontecer, vai demorar para eles estarem em equilibrio.Parabéns pela charge e o texto.

    ResponderExcluir
  2. vejamos bem,foi um tanto exagerado as palavras "as cenas vistas no filme 2012, não estaram tão distantes da nossa realidade" tanto porque o filme se baseia em uma realidade distinta,onde a catástrofe acontece por conta dos movimentos desenfreados das placas tectônicas(o que é ilógico).Mas a crítica ficou muito legal,como o enfoque não é explicar o que ocorre ambientalmente,por conta da temática do grupo,seria interessante o grupo "Geração Ambiental" fazer um edital explicando a ação do gás carbônico na atmosfera e fazer uma "linkagem" na pagina de vocês,fica então a sugestão.

    ResponderExcluir
  3. É meu caro,mas para quem viu este filme 2012,uma coisa desencadeia outra placas = terremotos + destruição em massa + terra infertil + caos global = fim do mundo...como o professor Clóvis falou,enquanto o homem não descobrir que não dá para comer dinheiro,ele não vai parar de produzir e consumir!

    ResponderExcluir