sábado, 25 de setembro de 2010

Casa do futuro

Fonte: Fantástico dia 19/09/2010,site: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1340156-7823-PESQUISADORES+CRIAM+A+CASA+DO+FUTURO+NOS+EUA,00.html

Resumo
  A nova casa do futuro promete melhorar a vida das pessoas em 2050. Os pesquisadores criaram uma casa totalmente equipada com tecnologia de última geração, que é capaz de interagir com as pessoas que moram nela.
  
Crítica
  Uma casa assim seria uma maravilha, porém cada vez que a tecnologia avança construindo robôs e computadores "inteligentes", mais será provável que futuramente poderemos ser substituidos por máquinas, ou até quem sabe ser governados por elas. Mas a pergunta é: se os pesquisadores temem que futuramente podemos ter esse tipo de problemas, por que eles persistem em aperfeiçoar essas máquinas? Será qie viveremos uma "era robótica"? Assim como no filme "Eu, robô". Fazendo com que o filme citado se torne realidade? Tantas perguntas para milhares de respostas.
 Será que a tecnologia poderá explica - lá? Ou haverá um herói como no filme?

Aquecimento de 1,3°C é inevitável, diz pesquisa.

Fonte: Folha de São Paulo do 10/09/10, pág. A16

Resumo
  A temperatura do planeta aumentará 1,3°C, até 2060, em relação ao período pré-industrial. 

Crítica
  Desde que ocorreu a Revolução industrial, o número de CO2 na Camada de Ozônio tem aumentado com um efeito devastador. Para os cientistas dos EUA, essas mudanças climáticas são reversísveis, mas é necessário cortar emissões de gás carbono nos próximos anos.
  Para resolver esse problema, alguns países aceitaram o acordo do Protocolo de Kyoto, porém os países mais ricos e poluentes, não aceitaram essas propostas devido as perdas na sua economia. Até quando nossos governantes vão opinar pela economia, ao invés de toar decisões para evitar essas catástrofes? Parece que é mais importante manter o "suado dinheiro" do povo, nos cofres públicos, do que salvar milhões de pessoas. Bem, se essa situação continuar, as cenas vistas no filme "2012", não estaram tão distantes da nossa realidade.
  A questão é: quando a economia e o meio ambiente estarão em equilíbrio?



 

Empresa que quer levar turistas ao espaço adia testes por mau tempo


Resumo
Empresa dinamarquesa cria um foguete para futuramente levar turistas ao espaço. Os voos ainda estão em fase de testes.

Crítica
  A companhia dinamarquesa Copenhagen Suborbitals, quer lançar foguete experimental, para poder enviar passageiros ao espaço a baixo custo. O que nos traz a pergunta, se o transportes atuais como aviões, navios e trens, nos causam problemas e tragédias horrivéis, dá pra imaginar os tipos de acidentes que poderemos ter daqui pra frente?
  Está previsto que o foguete, levará um boneco como os que são usados nos testes de automóveis, para simular esse tipo de situação.
  Qual o motivo de querer levar turistas ao espaço? Será que estamos nos preparando para algo terrível, ou isso é só por diversão?



Cientistas utilizam células - tronco embrionárias para experiências científicas

Resumo
Cientistas estudam meios de obterem células-tronco.Os pesquisadores necessitarão produzir embriões e depois destruí-los, prática moralmente questionável com proibições,porém eles tentarão cloná-las para obter a maior quantidade de embriões para suas pesquisas.

Crítica  
 Os cientistas estão utilizando células embrionárias para realizar experiências com células - tronco. Porém, para realizar essas experiências  eles tem que destruir a célula embrionária o que retoma a polêmica do aborto.
  Então, para justificar esse ato, os gênios da Terra resolveram criar clones de embriões para poderem trabalhar em paz!!! Como se a população mundial não fosse suficiente esses malucos querem fazer clones.
  Com isso tudo, não podemos nos esquecer que estão eles estão testando essa nova técnica de tratamento; quem garante que esse projeto irá funcionar?




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ahmadinejad apresenta o primeiro bombardeiro iraniano não tripulado

Fonte: Jornal Estado de São Paulo do dia 23/08/2010, pág. A11.

Resumo
  O governo iraniano divulgou à mídia o primeiro avião não-tipulado, capaz de lançar diferentes tipos de bomba. A intenção do presidente Ahmadinejad, era dar uma resposta aos EUA e Israel, que pretendiam atacar suas intalações nucleares.

Crítica
  Será verdadeira a intenção do Irã de proteger as instalações nucleares ou ele "tá" se preparando para uma corrida armamentista contra os EUA? "Tipo assim né" galera esse não será com toda a certeza o último armamento destrutivo do Irã e nem se quer uma tecnologia superior a dos EUA.
  Outro ponto chave na divulgação desse avião é o fato do presidente do Irã ter chamado o avião de "Mensageiro da morte", e ainda depois tem a cara de pau de falar que o bombardeiro "carrega uma mensagem de paz e amizade". A única mensagem que um avião cheio de bombas pode trazer é de pura destruição.
  Nessa hora deveríamos "cai na real" e nos perguntar como se sentiria o Santos Dumont, sabendo que sua invenção vem sendo usada e aprimorada para guerras, destruições e mortes??


 

Médicos alertam para super bactéria na Ásia resistente a antibióticos

Fonte: Folha de São Paulo, 14/08/2010, site:http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/781286-medicos-alertam-para-superbacteria-na-asia-resistente-a-antibioticos.shtml

Resumo
  É um tipo de bactéria mutante, resistente a antibióticos. Muitas infecções hospitalares que já eram difíceis de serem tratadas tornaram-se ainda mais resistentes aos medicamentos em consequênciade uma enzima descoberta recentemente q que deixa a bactéria muito resistente. A principal preocupação é que ela se espalhe pelo mundo podendo causar algum tipo de mortalidade.

Crítica
  Cada vez que a ciência avança, as doenças avançam na mesma velocidade. Será que a ciência não está cavando sua própria cova? Claro que ela nos trás benefícios, mas deslizes como esse não pode ocorrer, qualquer tipo de infecção hospitalar automaticamente deveria ser motivo de preocupação, é uma forma de avisar "Olha há algo errado!". A população não deu muita importância ou a atenção necessária para a bactéria, agora a Ásia já sofre as consequências.
  Então teremos que esperar ela chegar aqui para nos preocupar? Isso é problema somente da ciência ou é também da população????



 

Técnica permite regeneração de tecido em ratos pela primeira vez

Fonte: G1, informações do Jornal Nacional, 06/08/2010, site: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/tecnica-permite-regeneracao-de-tecido-em-ratos-pela-primeira-vez.html

Resumo
  Cientistas descobriram um meio de regenerar tecido muscular em ratos. Através de um composto químico capaz de neutralizar os genes "RB" e "ARF" responsáveis pelo controle desordenados das células e ajuda reduzir os riscos de tumores. As novas células regeneram partes do corpo que estão faltando. Depois da regeneração, os genes são desbloqueados para voltar a proteger o organismo de tumores.